PE-OSP

ES | PT     

pe-osp

O que fazemos

As nossas intervenções em contexto Organizacional permitem a aquisição de ferramentas técnicas e competências relacionais. Libertar o potencial, quase ilimitado, dos indivíduos e equipas de trabalho em torno de uma meta comum é o nosso objetivo, conseguindo-se assim um aumento exponencial da produtividade, melhor ambiente de trabalho, maior motivação, redução de conflitos, aumento da criatividade, saúde e satisfação.  

 

Porquê a formação?

“A capacidade de aprender mais rapidamente do que os concorrentes talvez seja a única vantagem competitiva sustentável “. (De Geus, 1998) 

As forças motrizes da atual envolvente económico-social estão em constante mudança.
As organizações são confrontadas, crescentemente, com a exigência de evoluir por aprendizagem, ou seja, precisam de se comportar como organizações biológicas, organismos vivos pulsantes, capazes de aprender e adaptar o seu comportamento permanentemente. 
A aprendizagem organizacional, como processo de aprendizagem coletiva, é o elemento base para o desenvolvimento das competências críticas que sustentam atualmente a competitividade.
A aprendizagem coletiva está focalizada em aumentar a competência coletiva e esta é muito mais que a soma das competências individuais. Mas uma organização só pode aprender se os seus membros o fazem: se não há aprendizagem individual, não há aprendizagem organizacional. Assim, não sendo condição suficiente, a aprendizagem individual é uma condição necessária. 
Como psicoterapeutas, utilizamos neste contexto o nosso conhecimento sobre as características físicas, emocionais, relacionais e espirituais das pessoas para promover o desenvolvimento de competências coletivas que sustentem a capacidade da organização como um todo reunir informação, inovar, criar conhecimento e atuar efetivamente para atingir os seus objetivos.

 

Objetivos

Objetivos Gerais: Consciência; Desenvolver habilidades de liderança; Desenvolvimento de competências emocionais e interpessoais; Aquisição de ferramentas técnicas e relacionais para implementar na empresa.

Objetivos específicos: Aprender a autorregular o stress. Gestão do tempo. Motivar; Desenvolver o quociente emocional; Identificar perfis individuais; Saber preparar equipas; Saber comunicar; Lidar com o fracasso e transformá-lo em renovação; Iniciativa e Criatividade, Libertar o espírito criativo; Concentração, focalização e ação; Delegar; Responsabilidade, organização e gestão individual do trabalho; Trabalho em Equipa e Cooperação; Reuniões; Gestão de Conflitos; Equilíbrio e coerência; Habilidades de liderança; Gestão da Mudança e Gestão da Ansiedade

 

Abordagem

A Competência, numa perspetiva multidimensional, é a capacidade de aplicar conhecimentos, qualidades e atributos, conjuntos de valores, crenças e atitudes, de modo a obter um desempenho eficaz em relação ao nível desejado no trabalho. Inclui resolução de problemas e ser suficientemente flexível para atender às demandas de mudança (adaptado de Garavan e McGuire, 2001).

Competências de um profissional (I Boterf, 2003):
 * Aprender a gerir a complexidade (pilotagem e navegação);
* Saber como agir com persistência (mais além do necessário);
* Aprender a mobilizar conhecimentos e competências no contexto profissional (ação);
* Aprender a integrar ou combinar o conhecimento, múltiplo heterogêneo (competência do profissional depende da rede a que pertence);
* Saber transpor;
* Saber aprender e aprender a aprender;
* Saber integrar-se

 

Vantagens Imediatas

Maior envolvimento de todas as pessoas nos objetivos da organização
Maior integração e desempenho das equipas
Diminuição do absentismo e da rotatividade
Clima organizacional mais propenso à motivação e satisfação dos colaboradores
Melhoria do contacto humano e do relacionamento com públicos internos e externos

Empresa


A nossa visão

As empresas são organismos vivos, que também adoecem.
Como é o ambiente profissional? Tenso ou harmonioso? 
Como é a comunicação na empresa? Criativa, fluida, fácil ou conflituosa, difícil?
Como anda o ânimo na empresa? Vivo ou depressivo?
Sabia que os colaboradores deixam as companhias muito antes de as deixarem fisicamente?

A qualidade das empresas e demais organizações mede-se pela inteligência organizacional de que dispõem no confronto com os imperativos estratégicos de inovação e adaptação, e que lhes facultará a diferenciação competitiva.
Somos pioneiros na nossa atividade  (formamos e cuidamos) e temos soluções customizadas.

A nossa filosofia

Estamos na era da informação, imersos numa economia impulsionada pelos serviços e que tem na sua base, as pessoas. O principal ativo de uma economia como esta, são as pessoas e sua capacidade inata para identificar e resolver problemas. Descobrir como realçar o lado positivo, para libertar um potencial quase ilimitado dos indivíduos e equipas de trabalho em torno de uma meta comum é o nosso objetivo.
A partir de uma Medicina Holística Integrativa, herdeira das grandes correntes da psicologia e da psicoterapia com intervenções individuais e em grupo ques foram agora adaptadas para as empresas integrando aspetos Mentais, Emocionais, Somáticos e Energéticos, conseguindo-se assim um aumento exponencial da produtividade nas empresas, melhor ambiente de trabalho, mais motivação, redução de conflitos, aumento da criatividade, saúde, satisfação pessoal e, muito mais crescimento, sem dúvida.

 

Acerca de nós

A nossa experiência envolve ajudar companhias de todos os tamanhos, à volta do mundo e num variado leque de industrias e setores.

Apoio Terapêutico

A par do Training em Empresa, oferecemos ainda, mediante convénio, a possibilidade de seguimento terapêutico de colaboradores da empresa a preços reduzidos por Psicoterapeutas experientes. Com este complemento pretende-se que todas as necessidades, não só da empresa, mas também do colaborador sejam asseguradas.  

Certificação

Somos certificados internacionalmente pela IIBS (International Institute for Biosynthesis em Hayden, na Suiça). O IIBS é reconhecido pela EAP (European Association for Psichotherapy) e pela WCP (World Council for Psichotherapy). O IIBS funciona  em todo o mundo com particular expressão na Europa, USA, Brasil, Japão e Rússia. O CPSB é uma filial oficial do IIBS para a Península Ibérica com professores Internacionais.

 

PE-Organizational Somatic Psychotherapy
Av. 5 de Outubro,n.122, 4º Esq. 1050-061 Lisboa, Portugal
Telef.: +351 21 192 27 89
Telm.: +351 96 393 97 50
geral@pe-osp.com

A quem se destina


A todas as organizações que visam crescer de forma sustentável, empresas inovadoras que apostam no desenvolvimento das partes para o sucesso do todo. A Inteligência organizacional que resulta deste processo é interativa, agregadora e uma eficaz coordenação das inteligências humanas dentro da organização..

Como funciona


Após identificadas as necessidades da empresa e as áreas de Competência a desenvolver, cada sessão terá uma estrutura adaptada para cada módulo e tema.


Áreas de Competência a desenvolver

Expressão e comunicação - a linguagem entendida como elemento de comunicação é reconhecida como um fator de produção, uma fonte de produtividade e instrumento de gestão essencial.

Responsabilidade, organização e gestão individual do trabalho - é da competência do colaborador, organizar as fases de realização do trabalho, preparação de materiais essenciais para esta atividade e a distribuição criteriosa do tempo disponível, para o sucesso da tarefa, individualmente ou em equipas. Assim, este conceito abrange a iniciativa, responsabilidade, confiança, flexibilidade (de funções na profissão), adaptabilidade e aprender a organizar e selecionar.

Iniciativa e criatividade - são competências-chave que permitem aos funcionários o know-how, o saber-ser e o conhecimento para resolver problemas com que o mundo de hoje, sempre em mudança, constantemente confronta a organização. Incluem-se nesta área, a flexibilidade a reflexão e a autocrítica, a abertura à inovação e à pesquisa, o aprender a aprender, o diálogo, trabalho em equipa o respeito à diferença como fatores essenciais para o desenvolvimento da empresa.

Trabalho em Equipa e Cooperação - A necessidade de trabalho em equipa é uma realidade emergente do clima de mudança, competitividade e inovação que são apresentados ao sistema económico. Reconhecer o valor da experiência e as opiniões dos outros através de resolução conjunta de problemas, pode desenvolver o pensamento reflexivo e autorregulação essenciais para um elevado desempenho da equipa.

Relações Interpessoais e Sociabilidade - Competências interpessoais e de autorregulação psicoemocional que permitem aos colaboradores saber estar, cara a cara com a diversidade de contatos pessoais, formais ou informais, presentes nas organizações. O processo de socialização é visto como uma política de controlo de hábitos ou incorporação ativa de novos hábitos.


Duração da formação

Os módulos pré definidos poderão ser adaptados ás necessidades existentes em termos de duração, flexibilidade de horários e solicitações de intervenção personalizada para além da intervenção em grupo.

* Para cada módulo tema: Nível 1 e Nível 2 (referencial)
* Nível 1: Três dias de formação intensiva, 8 horas por dia, totalizando 24 horas.
* Nível 2: Seis dias de formação intensiva, 9 horas por dia, total de 54 horas.
* Capacidade de adaptação às empresas que solicitam uma intervenção personalizada, fins-de-semana, pós laboral, etc.


Local

Estamos preparados para intervenções na empresa, na nossa sede ou em outros locais a contratar segundo disponibilidade das partes.

Serviços & Soluções


Criação de uma integração organizacional, através do desenvolvimento de competências individuais e coletivas.

Soluções customizadas

» Interventioning: for Insight Performance Individuals Intervenção centrada no funcionário/empresa.
» Mastering: for Leading Executive Management Intervenção centrada na chefia/empresa.


Intervenções em contexto Organizacional

1 * Aprender a autorregular o stress.
2 * Gestão do tempo.
3 * Motivar sem manipulação: o que impede as pessoas de funcionar, não é a falta de motivação e sim a presença de um obstáculo. Aprender a identificá-los evita o desgaste.
4 * Desenvolver o quociente emocional QE, visto como habilidade ou capacidade de perceber, avaliar e lidar com emoções próprias e de outros grupos.
5 * Identificar nos funcionários, perfis mentais, tendências de comportamento e motivações individuais. A importância de se tornar um especialista em perfis de pessoas que trabalham na/para a sua empresa.
6 * Saber corrigir / saber louvar.
7 * Saber preparar as equipas para se adaptarem, com entusiasmo, para futuras mudanças.
8 * Saber comunicar e ouvir é compreender e ser compreendido. Como dominar diversas linguagens, verbais, físicas, individuais, subtis e de grupo.
9 * Lidar com o fracasso e transformá-lo em possibilidade de renovação.
10 * Libertar o espírito criativo em si e nos outros.
11 * Possibilidade de se concentrar, focalização e ação.
12 * O que fazer e o que evitar ao delegar tarefas.
13 * Desenvolver métodos eficazes de avaliação, entrevistas, relatórios, etc.
14 * Dieta equilibrada de Reuniões.
15 * Gestão de Conflitos. Identificar, compreendê-los profunda e sistemicamente,  assim como resolvê-los de forma transformadora.
16 * Equilíbrio entre as nossas quatro dimensões principais: pessoal, familiar, social e  profissional e como manter a coerência entre todas elas.
17 * O Líder e a crise, saber potenciar, criar e persistir em equilíbrio.
18 * Saúde na empresa. Distúrbios psicossomáticos. Sintomas e doenças recorrentes e sua relação na saúde da empresa, as equipas e as pessoas.

Contactos



Politica de Privacidade

Todos os conteúdos estão sujeitos a alterações sem qualquer aviso prévio. A Psicologia Empresas - Organizational Somatic Psychotherapy garante que todas as informações obtidas através deste site não serão vendidas ou entregues a qualquer outra organização ou empresa, sendo somente para uso informativo e promocional por parte da mesma. Todos os textos, fotos, ilustrações e outros elementos contidos neste site, estão protegidos pela lei, ao abrigo do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos. A Psicologia Empresas - Organizational Somatic Psychotherapy reserva-se ao direito de agir judicialmente contra os autores, de qualquer acto danoso e prejudicial que vise este site ou a própria PE-OSP


Implemented & design by